15 de set. de 2009

GOVERNO LULA LANÇA O VALE-CULTURA. EM RINCÓPOLIS(*), CULTURA NÃO VALE NADA.

Auto retrato de um povo sem cultura.

Um incentivo de R$ 50,00 para gastar com cultura, para ir ao cinema, ao teatro, a eventos de danças e, a shows, ou para gastar em compras de livros, CDs e DVDs. Essa é a proposta do Projeto de Lei do Vale-Cultura, assinado pelo Presidente Lula, que é direcionado a trabalhadores de baixa renda, principalmente aqueles que recebem até cinco salários mínimos. O projeto ainda depende de aprovação no Congresso Nacional. As empresas participantes poderão abater 1% do Imposto de Renda.


Enquanto isso, o desgoverno de Rincópolis (*), aquele mesmo da insanidade e incompetência, sempre atuando na contramão dos acontecimentos, cultura, por aqui, não vale nada. Em 4 anos e 9 meses de mandato, quais foram as politicas culturais adotadas?

Ah, mas existe o Projeto Guri. Este não vale como exemplo, porque já é um projeto pronto e, embalado, é só executar. Aliás, se formos pegar por este prisma, nem isso, o desgoverno de Rincópolis (*), consegue executar satisfatoriamente. Digo isso, com muita propriedade, porque este blogueiro esteve pessoalmente na matriz do Projeto Guri em SP e, não estão fazendo a lição de casa direito.


Meus caros amigos e, amigas internautas, a politica cultural do desgoverno de Rincópolis (*) é tocar música na Praça da Matriz. Só isso. Muitos vão indagar, mas, isso não é cultura? Claro que é, não nego, mas, é uma pequena parcela, é o mínimo que se pode fazer numa cidade, em termos de cultura.


Politica Cultural é fonte de geração de renda. Politica Cultural é participação cidadã. Politica Cultural é descobrir novos talentos artisticos na cidade. Politica Cultural é minimamente tentar melhorar a qualidade de vida do cidadão através de atividades culturais, artisticas, sociais e recreativas. Deve ter um objetivo amplo pelo fato de ser uma ação voltada para todo o municipio e, não apenas, para pequenos estratos sociais.

Estamos muito longe disso.

Para finalizar, teremos o VALE-CULTURA criado pelo governo federal e, seremos contemplados.

Mas, na esfera municipal, no desgoverno de Rincópolis (*), aquele mesmo, da insanidade e da incompetência, para eles, "CULTURA NÃO VALE NADA".

(*)Rincópolis é uma cidadezinha ficticia, do interior de SP, criada pelo imaginário deste blogueiro.



Nenhum comentário: