A Secretaria Estadual de Meio Ambiente, premiou no último dia 1º de dezembro, os municipios paulistas que conquistaram o selo MUNICÍPIO VERDE AZUL. O selo indica o município que avançou nas diretrizes ambientais estabelecidas pelo programa para os 645 municípios paulistas.
Em 2008, Rincópolis(*) ficou em último lugar. Isso mesmo, dos 332 municipios participantes ficamos no honroso último lugar.
Em 2009, até que melhoramos um pouquinho, mas, bem poquinho mesmo. Dos 278 muncipios participantes, ficamos em 230º lugar. Quer dizer, não conquistamos o tão almejado selo "MUNICIPIO VERDE AZUL, que dá prioridade para concessão de verbas estaduais nos projetos ambientais.
Conquistamos o selo 'MUNICÍPIO VERMELHO E ROXO" - Vermelho de vergonha e, roxo de raiva!! E pelo jeito, vamos ficar com este selo por muito tempo. Na verdade, o (des)governo de Rincópolis(*) não tem nenhum projeto ambiental. Melhoramos no ranking, porque foram aprovadas algumas leis ambientais, mas, só no papel, ação, não existe.
Vejamos um exemplo. Foi aprovada uma lei municipal proibindo as queimadas urbanas. Alguém já viu alguém fiscalizando queimadas na cidade? Claro que não. Então as queimadas nos terrenos continuam. Quer dizer, 0 (des)governo da insanidade e da incompetência precisa entender que não basta apenas e, tão somente aprovar leis. Precisa colocá-las em prática. Mas, fazer cumprir leis, não é o forte do (des)governo.
Por estes e, tantos outros problemas ambientais merecemos o selo "MUNICIPIO VERMELHO E ROXO" - Vermelho de vergonha e roxo de raiva!
(*) Rincópolis é uma cidadezinha, ficticia, criada pelo imaginário deste blogueiro.